segunda-feira, 18 de abril de 2011

Segunda-feira

Bom-dia!
Só para desejar um bom dia e boa semana :)

Adoro ficar em casa às segundas! Sei que não faz sentido nenhum porque estou de férias, mas há algo sobre ficar em casa numa segunda que grita: “ Gazeta!”  E nas palavras de Fernando Pessoa: “Ai que prazer, não cumprir um dever!” Fernandinho tinhas razão!

Hoje prevê-se chuva e eu espero mesmo que chova (sorry!) porque planeio ler muito e não há nada melhor do que ler um livro enroscadinha na cama a ouvir a chuva lá fora (e leite com bolachas como acompanhamento :p)
No entanto, caso tenham de ir trabalhar,  saquem do vosso  guarda-chuva mais giro, e ide fazer olhinhos aquele jeitoso da padaria ;)
E para começar bem o dia:





Ah, ele alegra-me sempre!

Banda sonora:


Desculpem, não resisti :p

12 comentários:

Anónimo disse...

Boa semana ;) Beijoooooooooooooo ***

Cacarol disse...

O uso de moluscos gastrópodes (caracóis) para estudos neurobiológicos é vantajoso porque o seu sistema nervoso e comportamentos são intermediários em complexidade quando comparados a outros animais. Os padrões de atividade derivados do sistema nervoso central são modulados por informações periféricas provenientes de vários quimio e mecanorreceptores, os quais desempenham funções importantes na manutenção da homeostase interna. Assim, juntos, elementos centrais e periféricos permitem ao animal modular seu comportamento respiratório de acordo com suas demandas metabólicas. O objetivo deste trabalho originou-se da necessidade da compreensão da atividade respiratória do caracol pulmonado terrestre Megalobulimus abbreviatus, da identificação dos neurônios do sistema nervoso central envolvidos no seu controle, bem como da organização da inervação de uma estrutura-chave envolvida no comportamento respiratório deste animal, o pneumóstoma. Realizou-se a identificação dos neurônios do SNC que controlam o PNEUMÓSTOMA através de marcação retrógrada pelo nervo parietal posterior direito com cloreto de cobalto e biocitina; a descrição da morfologia e da histologia da região do PNEUMÓSTOMA, assim como a análise da presença de monoaminas, atividade acetilcolinesterásica e de imunorreatividade a FMRF-amida nesta região. Também foi realizada a investigação sobre uma provável relação entre o sistema dopaminérgico, serotoninérgico e peptidérgico com os neurônios identificados por marcação retrógrada nos gânglios nervosos centrais, através da comparação entre os neurônios retrogradamente marcados com neurônios imunorreativos à tirosina hidroxilase, serotonina e FMRF-amida. Neurônios retrogradamente marcados foram encontrados nos gânglios pedais, pleural direito, parietal direito e visceral. Encontrou-se na superfície do tegumento do PNEUÓSTOMA um epitélio constituído de uma única camada de células cilíndricas, com microvilosidades ou cílios como terminação apical, envolvido por uma camada muscular bem desenvolvida. Foi possível verificar que a organização da inervação na região do PNEUMÓSTONA está constituída de uma rede neural para suprir a camada muscular e ramos neurais mais finos que estão mais densamente distribuídos em um plexo na camada epitelial e subepitelial adjacente, onde corpos celulares neuronais foram identificados. A análise do padrão de inervação do PNEUMÓSTONA, juntamente com os dados da comparação entre neurônios retrogradamente marcados e imunorreativos no SNC, permitiu concluir-se que o neuropeptídeo FMRF-amida parece ter uma grande importância na regulação motora da região do PNEUMÓSTOMA, assim como a 5-HT, que provavelmente possui uma função motora ou modulatória nesta região, enquanto que a participação da dopamina no controle respiratório deve ser principalmente sensorial, responsável pelas informações provindas do tegumento do PNEUMÓSTOMA.

Silvermist disse...

Boa semana Sari, Sonhadora e Caracol! :)
Ah e Sari não choveu! Vamos para a praia?? :D beijinhos

apessoa disse...

Guarda-chuva?

Sari disse...

Obrigada Sonhadora! Igualmente,espero que tenhas uma óptima semana, beijinho!

Cacarol, O teu comentário foi épico xD muito bem, mas isso de só mostrares o resumo deixou-me desiludida, cadê as conclusões, o resultado?? Como é verdadeiramente a morfologia do pneumóstoma?? E a serotonina (5-HT) sempre possui uma função motora no pneumóstoma ou não??
Assim não dá rapariga!
Bem, eu se fosse a ti passava era isso para português de Portugal porque cá apesar do novo acordo cortar os c's, não te safas com o acento circunflexo nos neurónios...
Agora a sério, recomendo vivamente o "Behavior and its Neural Control in Gastropod Molluscs" de Ron Chase, acho que ias gostar muito. Beijinhos!

Silver err pois ainda bem, mas quando me levantei o tempo estava estranho daí ter falado em chuva. Vamos sim, oupa! xD

So smile sim, de manhã pereceu-me necessário, mas depois o tempo alegrou :)

Silvermist disse...

Caracolinha há uns tempos andavas à procura de namorado não era? eheh Eu e a Sari podíamos era apresentar-te o V., ele percebe imenso de caracóis :D Podiam ter conversas muito interessantes sobre o pneumóstoma, e não é todos os dias que se arranja um namorado que nos percebe ihih Um beijinho

Heriwen disse...

Também estou de férias esta semana, e concordo que segundas feiras de ócio são um prazer =)

Boa semana!*

Silvermist disse...

É tão boa esta semaninha de férias Heriwen :D

Happy Brunette disse...

Silvermist, sei a que te referes, porque sempre que me aparece um aracnídeo pela frente é gritaria na certa e quem me conhece já sabe que é a única coisa que faz gritar em plenos pulmões... Ridiculo talvez... Mas totalmente incontrolável!!

XoXo ♥ Obrigada por passares pelo Happy ;)

Silvermist disse...

É mesmo isso Happy Brunette, é bom ver que não sou só eu xD São uns bichinhos pequenos mas muito intimidantes! ;)

De nada, um beijinho :)

Tsuri disse...

Silvermist, somos duas. Sofro de aracnofobia desde sempre. Mas são coisas que se vão conseguindo controlar, ou "evitar", com calma!

:)

Silvermist disse...

Olá Tsuri! :) Sim, e felizmente estes encontros são muito esporádicos ;) São só uns sustos de vez em quando.
Beijinho